Gânglios linfáticos - Definição

Definição de gânglios linfáticos

Os gânglios linfáticos são órgãos arredondados, disseminados ao longo de toda a circulação linfática. Eles exercem papel de combate às agressões de agentes externos produzindo anticorpos e liberando-os, em seguida, no sangue. Seu tamanho em estado normal não costuma ultrapassar 1 centímetro de diâmetro, mas algumas doenças, como infecções ou câncer, podem aumentar seu volume. Esta situação recebe o nome de adenopatia ou adenomegalia.

Os gânglios linfáticos se reagrupam algumas vezes em zonas específicas do corpo sob a forma de cadeias ganglionares, especialmente no pescoço. A inflamação de um ou alguns gânglios próximos um do outro faz suspeitar de uma infecção local e caso todos os gânglios sejam afetados suspeita-se de uma doença mais generalizada.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Gânglios linfáticos - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade