Gastrite - Definição

Novembro 2017


Definição de gastrite

A gastrite é uma inflamação da parede ou mucosa do estômago. É um fenômeno que pode ser pontual, devido a uma bactéria ou a um vírus, mas é bem mais comum na forma crônica. Em caso de gastrite crônica, a origem se deve, principalmente, a uma infecção de longa duração por causa de uma bactéria chamada Helicobater pylori, ou pode ter origem auto-imune, ou seja, seguinte à agressão da mucosa do estômago por anticorpos do organismo.

O principal sintoma é uma dor no estômago, podendo ser eventualmente acompanhada de náuseas, vômitos e problemas de digestão. A principal complicação da gastrite é a úlcera gástrica que pode conduzir a uma hemorragia digestiva. O diagnóstico da gastrite é feito por exames endoscópicos (câmera introduzida pela boca) e o tratamento da causa é necessário além do tratamento dos sintomas.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 7 de março de 2016 às 11:21 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gastrite - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.