Gigantismo - Definição

Dezembro 2017


Definição de gigantismo

O termo gigantismo, ou acromegalia, se aplica a um indivíduo que apresenta um tamanho muito superior à média. O gigantismo se deve a uma produção excessiva de hormônios de crescimento (GH) pela hipófise, glândula localizada no cérebro. O problema aparece durante a infância e diversos sinais morfológicos permitem que se suspeite dele, como pés e mãos alargados, pele espessa, queixo proeminente (prognatismo) e sudorese excessiva. Os órgãos também têm seu tamanho aumentado. A desregulação da hipófise é geralmente provocada por um tumor benigno na hipófise, o adenoma de hipófise, que uma vez detectado, pode ser retirado cirurgicamente.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 15:55 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gigantismo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Joelho valgo - Definição
Muco nas fezes - Definição