Muco vaginal - Definição

Dezembro 2017


Definição de muco vaginal

O muco vaginal é uma substância viscosa constituída pelo muco cervical, formado no colo do útero e que desce até o interior da vagina, onde se mistura a diversas secreções vaginais. Se o muco cervical é incolor, o muco vaginal é geralmente muito branco. Além disso, é dele que se origina o corrimento branco, natural e frequente nos dias que precedem a menstruação. A consistência do muco vaginal ajuda a determinar o período fértil. Nesses dias, ele é mais viscoso porque o muco cervical se modifica para otimizar as chances de encontro entre o óvulo e os espermatozoides, favorecendo sua sobrevivência e deslocamento.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de novembro de 2017 às 11:14 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Muco vaginal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Muco nas fezes - Definição
Mitose - Definição