Mitose - Definição

Dezembro 2017


Definição de mitose

A mitose é um processo de divisão celular que permite a obtenção de duas células idênticas a partir de uma célula-mãe. Ela é caracterizada por um conjunto de quatro fases consecutivas chamadas prófase, metáfase, anáfase e telófase. Todas as células do organismo humano com exceção das células sexuais são capazes de realizar mitose. Inicialmente, os cromossomos que carregam informação genética da célula se duplicam. Depois, migram para os pólos da célula de maneira que cada um contenha 23 cromossomos. Ao final do processo, a célula-mãe se divide em duas células, cada uma contendo a mesma informação genética.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de outubro de 2017 às 16:32 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Mitose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.