Caracteres sexuais primários - Definição

Dezembro 2017


Definição de caracteres sexuais primários

Os caracteres sexuais primários são o conjunto de órgãos genitais que permitem, nas diferentes espécies, a diferenciação entre macho e fêmea. No homem, ele determina o sexo biológico desde o nascimento graças aos órgãos sexuais externos: pênis e testículos situados nas bolsas escrotais nos meninos e lábios e vagina nas meninas. Alguns também consideram caracteres primários os órgãos não visíveis, como próstata e vesículas seminais nos homens e trompas de Falópio, ovários e útero nas mulheres.

Tais caracteres são distinguidos das características sexuais secundárias, adquiridas durante a puberdade e ao longo do desenvolvimento hormonal: pelos corporais, tom de voz e desenvolvimento da musculatura nos homens e desenvolvimento dos seios e das capacidades de secreções lácteas e a aparição dos ciclos menstruais nas mulheres.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 27 de novembro de 2017 às 09:07 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Caracteres sexuais primários - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.