Cariótipo - Definição

Dezembro 2017


Definição de cariótipo

O cariótipo é uma representação do conjunto de cromossomos de uma célula, classificadas em pares e por tamanho. Essa análise é geralmente realizada para detectar anomalias cromossômicas, sinais de doenças genéticas. O cariótipo é prescrito para o diagnóstico de casos de retardo mental, malformações congênitas e problemas de fertilidade nas mulheres, entre outros. Um cariótipo humano normal é composto por 23 pares de cromossomos, 22 pares não sexuais, chamados de autossomos, e um par de cromossomos sexuais ou gonossomos. Nos homens, o sexo é definido pela existência no 23º par de um cromossomo X e um cromossomo Y de tamanho reduzido enquanto na mulher são encontrados dois cromossomos X no 23º par.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de outubro de 2017 às 16:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cariótipo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.