Eletroforese de hemoglobina - Definição

Novembro 2017


Definição de eletroforese de hemoglobina

Uma eletroforese é um procedimento que separa as diferentes partículas em função da sua carga elétrica, seu tamanho e sua forma. Essa separação se faz graças a um campo elétrico gerado por elétrodos, colocados em contato da solução á ser estudada. Uma eletroforese de hemoglobina se faz a partir de uma amostra de sangue e permite separar diferentes tipos de hemoglobinas contidas no sangue.

A hemoglobina sanguínea existe sob diversas variedades, essencialmente a A1 representando habitualmente 98% da hemoglobina nos adultos, e a A2. Mas resta geralmente uma quantidade de hemoglobina fetal nos adultos, e alguns tipos de hemoglobina são ligados a doenças do sangue chamadas de hemoglobinopatias, como a hemoglobina S especialmente, responsável pela drepanocitose modificando a forma dos glóbulos vermelhos.
Publicado por asevere. Última modificação: 17 de setembro de 2015 às 11:33 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Eletroforese de hemoglobina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.