Discopatia - O que é e como tratar

Novembro 2017

A discopatia é uma doença que afeta o disco intervertebral, espaço localizado entre duas vértebras da coluna vertebral. É mais comumente encontrada na forma de discopatia degenerativa, um processo de deterioração progressivo de um disco intervertebral causado, principalmente, pela artrose.


Discos acometidos pela discopatia

O disco mais comumente sujeito a essa degeneração é aquele situado na junção sacrolombar, entre as vértebras L5 e S1. Trata-se de uma rigidez, de um ressecamento ou assentamento progressivo do disco. Isso é causado por um envelhecimento celular do disco intervertebral.

Manifestações da discopatia

A discopatia L5S1 se manifesta por crises de dores intensas nesse nível, embaixo das costas na junção com as nádegas; às vezes, dores do nervo ciático causadas por uma inflamação dos nervos que passam nesse nível das vértebras, responsáveis por dores sobre o trajeto dos nervos L5 (nádegas, parte posterior da coxa, lateral do joelho e do tornozelo, dos pés e do dedão) e S1 (nádegas, parte posterior da coxa, parte traseira do joelho, parte posterior da perna, parte lateral do pé até o último dedo); uma hérnia de disco, ou seja, uma protrusão do disco intervertebral; e formigamentos nas pernas.

Diagnóstico de discopatia

Para estabelecer um diagnóstico preciso, o médico procede, no primeiro momento, à avaliação da moleza das costas, além da sua mobilidade. Depois, ele fará uma radiografia ou um IRM para colocar em evidência a discopatia e uma eventual complicação como uma hérnia de disco.

Tratamento de discopatia

Em caso de discopatia L5L1, o médico prescreverá anti-inflamatórios que permitirão amenizar as dores. Injeções locais de corticoides podem igualmente ser utilizadas. A massagem efetuada por um fisioterapeuta permite reduzir as dores, relaxando os músculos e lutando contra as atitudes posturais dolorosas. A cirurgia é também uma opção considerada, mas ela é reservada aos casos chamados de mais severos.

Como evitar a discopatia

É possível prevenir a aparição de uma discopatia L5S1 tendo uma atividade esportiva e um estilo de vida correta para garantir uma melhor circulação sanguínea, além de uma boa musculatura das costas para uma melhor sustentação. Perda de peso também é indispensável para amenizar a carga pesando sobre as vértebras.

Foto: © Robert Kneschke - Shuttertock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de fevereiro de 2017 às 10:28 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Discopatia - O que é e como tratar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.