Endocrinologia - Definição

Novembro 2017


Definição de endocrinologia

A endocrinologia é a especialidade médica dedicada ao estudo dos hormônios secretados pelo corpo. Os hormônios são secretados por diferentes glândulas e são essenciais para o bom funcionamento do organismo, graças a seu transporte pela circulação sanguínea. A endocrinologia permite a verificação do bom funcionamento desses sistemas de regulação, a quantidade desses hormônios e de tratar as eventuais patologias ligadas a uma desregulação hormonal. A endocrinologia atinge todas as funções do organismo: nutrição, reprodução, digestão, dermatologia ou o crescimento, entre outros. As patologias da tireoide, das glândulas supra renais, dos hormônios secretados pela hipófise e a diabetes são algumas das diversas patologias tratadas pelo endocrinologista.

Foto: © ranging - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2016 às 13:40 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Endocrinologia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.