Enzima - Definição

Dezembro 2017


Definição de enzima

Uma enzima é uma proteína fabricada pelo organismo que permite ativação ou aceleração de reações químicas. As enzimas atuam em todas as funções do organismo. Na digestão, por exemplo, as enzimas intervêm desde a boca, com as amilases contidas nos sucos secretados pelas glândulas salivares. Em seguida, as diferentes enzimas digestivas decompõem as grandes moléculas em substratos menores que podem ser absorvidos pelo organismo. Outras enzimas têm papel na purificação do sangue, eliminação de substâncias tóxicas, entre outras. Em caso de ausência ou déficit de uma enzima, a função é inibida e o paciente apresenta enzimopatia.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 23 de novembro de 2017 às 10:51 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Enzima - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Entesopatia - Definição
Derrame pleural - Definição