Eritema - Definições

Dezembro 2017


Definições

O eritema é uma lesão dermatológica que se manifesta por vermelhidão cutânea mais ou menos intensa e que desaparece ao se aplicar pressão sobre ela. O eritema é frequentemente localizado, mas pode se estender por uma região maior da pele. Ele pode ser resultado de doenças, como roséola e megaloritema epidêmico, também chamado de quinta doença.

Falamos de eritema morbiliforme quando placas são separadas por áreas de pele normais. Outros eritemas são chamados de escarlatiniforme pois se parecem com a erupção provocada pela escarlatina, com placas vermelhas vivas e sem pele saudável no centro. O eritema também pode ser sintoma de infecção, reação alérgica a antibióticos e urticária.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 15:30 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Eritema - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Epitrocleite - Definição
Eritrasma - Definição