Fascite necrosante - Definição

Novembro 2017


Definição de fascite necrosante

A fascite necrosante é uma doença grave e rara que afeta os tecidos cutâneos profundos. Ela é, na maior parte das vezes, causada por uma bactéria do tipo estreptococo A, e tem uma evolução de uma erisipela que não foi corretamente tratada, mas outras bactérias são frequentemente encontradas em conjunto, se exames forem realizados. Essas outras bactérias liberam toxinas que atacam as células vivas e as destroem.

A fascite necrosante começa com dores, e depois a parte afetada começa a inchar rapidamente e avermelhar, e depois escurecer. Depois disso, a derme forma uma bolha, e a necrose ou morte celular se instala. Em um estágio evoluído, grandes placas escuras e sangrando cobrem a parte atingida por completo. A evolução da fascite necrosante é severa na ausência de cuidados, e deve ser tratada imediatamente com antibióticos e ablação cirúrgica das zonas necrosadas.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 20 de outubro de 2015 às 14:28 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Fascite necrosante - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.