Fluência verbal - Definição

Novembro 2017


Definição de fluência verbal

A fluência verbal é a velocidade da fala que se encontra, em média, na casa das 90 palavras por minuto. O estudo da fluência verbal diagnostica problemas de linguagem e caracterizá-los. O teste consiste em pedir para uma pessoa citar um número de coisas muito comuns, como 10 nomes de animais. Em alguns problemas de linguagem (na ausência de outros problemas de funções superiores: memória, compreensão, entre outros), esse teste de denominação é difícil e, se bem sucedido, mais longo que o normal. A fluência verbal pode ser anormal diante de problemas articulatórios, pobreza lexical, disfasia ou afasia, problemas neurológicos e demência.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 12 de outubro de 2017 às 10:51 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fluência verbal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.