Rubor - Definição

Novembro 2017


Definição de rubor

O rubor é a aparição repentina de uma coloração vermelha, essencialmente no rosto, pescoço ou peito. Ele ocorre em função da dilatação dos vasos sanguíneos e pode, às vezes, ser acompanhada por ondas de calor e dificuldades respiratórias. Na maior parte do tempo, o rubor é benigno e consequência de uma emoção intensa. No entanto, ele pode igualmente ser causado pela absorção de substâncias como o álcool ou alguns medicamentos, ou raramente ser sintoma de patologias como um tumor do pâncreas ou do intestino. Nas mulheres, na menopausa ou logo no início da menopausa, ondas de calor com rubor são possíveis.
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 7 de março de 2016 às 16:01 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Rubor - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.