Taquicardia atrial - Definição

Definição de taquicardia atrial

A taquicardia atrial é um problema do ritmo cardíaco. Essa patologia é descoberta por um eletrocardiograma de maneira acidental, quando o paciente está se queixando de sensações de palpitações rápidas. Essa doença é causada por um problema do comando da contração dos átrios e uma descarga elétrica onde o circuito é desregulado. Ela se apresenta como uma taquicardia ventricular de 150 batimentos por minuto sem nenhuma pausa, com um aspecto típico e facilmente reconhecível em um eletrocardiograma.

O tratamento é iniciado pela prevenção da principal complicação da taquicardia, que é a possibilidade de surgir uma embolia, migração do coágulo de sangue que bloqueia um vaso sanguíneo, podendo ser responsável por acidente vascular cerebral. O tratamento anticoagulante é apenas provisório, pois uma técnica permite curar a taquicardia: uma ablação por radiofrequência, equivalente a uma queimadura, no circuito defeituoso.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Taquicardia atrial - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade