Fígado cardíaco - Definição

Novembro 2017


Definição de fígado cardíaco

O fígado cardíaco é resultado do impacto da insuficiência cardíaca sobre o fígado. Na evolução da insuficiência cardíaca direita, um acúmulo de líquido ocorre no lado direito do coração na veia cava inferior, que leva grande parte do sangue dos órgãos para o coração. Na sequência, esse líquido chega ao fígado. Quando o fígado aumenta de volume, falamos de hepatomegalia. Ele se torna sensível à palpação abdominal e pode causar dor após esforço físico. Um exame clínico é feito quando há aumento visível da jugular após a palpação do fígado. Em caso de dúvida, um ultrassom hepático confirma a condição. O tratamento da insuficiência cardíaca permite limitar a evolução da doença hepática.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de outubro de 2017 às 15:14 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fígado cardíaco - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.