Funcionamento do coração - Definição

Dezembro 2017


Definição de funcionamento do coração

O coração é um órgão muscular oco composto de diversas camadas chamadas de endocárdio, miocárdio e pericárdio. Ele comporta quatro câmaras, duas superiores chamadas de átrios e duas inferiores chamadas de ventrículos. Sob a influência de feixes nervosos, despolarizações vão gerar contrações que permitem a circulação do sangue.

O átrio e o ventrículo direitos recebem o sangue pobre em oxigênio e o enviam para os pulmões, onde trocas gasosas vão permitir que ele se abasteça de oxigênio. Esse sangue chega em seguida ao átrio e ventrículo esquerdos, que distribuem o sangue ao conjunto de órgãos. Esses, por sua vez, vão utilizar esse oxigênio e restituir às veias o dióxido de carbono. Válvulas cardíacas situadas na entrada e saída de cada ventrículo evitam o refluxo do sangue. Diversas patologias do coração e outros órgãos podem ocasionar o mau funcionamento das válvulas cardíacas.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 23 de novembro de 2017 às 10:49 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Funcionamento do coração - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Funcionamento dos rins - Definições
Fundo do olho - Definição