Fontanela - Definição

Novembro 2017


Definição de fontanela

A fontanela é um espaço situado entre os ossos do crânio dos recém-nascidos. O bebê ainda não atingiu o desenvolvimento completo do seu crânio no momento do nascimento e as fontanelas permitem que o osso do crânio continue a crescer até chegar ao seu tamanho adulto. Existem quatro tipos de fontanelas nos recém-nascidos: as fontanelas esfenoidais e mastoidais são simétricas e se localizam de cada lado do crânio. Também há a fontanela posterior, que se fecha já no segundo mês de vida do recém-nascido. Por fim, a fontanela anterior, que se fecha mais tarde, por volta dos 18 meses. Esta última é utilizada para avaliar a ocorrência de hipertensão craniana, bem como o estado de desidratação do bebê.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de março de 2017 às 13:50 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Fontanela - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.