Granuloma - Definição

Novembro 2017


Definição de granuloma

O granuloma é um tumor de natureza inflamatória que pode aparecer em certas áreas do organismo - pele, órgãos ou mucosas. Ele se apresenta na pele como pequenas protuberâncias vermelhas que podem coçar. Os granulomas podem ser dispersos ou formar placas. Na maioria das vezes, este tumor se deve a uma inflamação crônica causada por um corpo ou organismo estranho: células de natureza diferente vão se proliferar e gerar um granuloma. Em geral, o granuloma é benigno. Ele também pode fazer parte de doenças como tuberculose, sarcaidose, sífilis e doença de Crohn. O tratamento da causa do granuloma permite sua erradicação.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de outubro de 2017 às 16:25 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Granuloma - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.