Grupo sanguíneo - Definição

Dezembro 2017


Definição de grupo sanguíneo

Os grupos sanguíneos definem as categorias de indivíduos segundo a variedade de antígenos e anticorpos contidos em seu sangue. São classificados seguindo o sistema ABO, segundo a presença ou não dessas proteínas. Existem três tipos de antígenos A, B e AB. O tipo A possui apenas antígenos A na superfície dos glóbulos vermelhos (e anticorpos anti-B), o B apenas antígenos os B (e anticorpos anti-A), o AB possui os dois antígenos e nenhum anticorpo. O grupo O se caracteriza pela ausência dos dois antígenos e a presença dos dois anticorpos.

Juntamos uma outra categoria, o fator Rh. Esse fator depende da presença ou ausência de um outro antígeno; adicionamos + (Rh+) na presença da proteína correspondente à letra do grupo sanguíneo e - (Rh-) em caso de ausência. Outros subtipos existem, mas são raros.

A importância de conhecer seu grupo sanguíneo vem do fato que, em caso de necessidade de transfusão, o sangue recebido não pode ser o mesmo para os diferentes tipos de grupos sanguíneos porque não se pode colocar em contato anticorpos e antígenos do mesmo tipo, sob risco de coagulação do sangue. As pessoas do grupo O- são doadores universais, mas não recebem sangue a não ser de pessoas do mesmo grupo. As pessoas do grupo AB+ são recebedores universais e não podem doar sangue a não ser ao grupo AB+.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de outubro de 2017 às 14:20 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Grupo sanguíneo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Gripe incubada - Definição
Gonococo - Definição