Hemiparesia - Definição

Novembro 2017


Definição de hemiparesia

A paralisia é a diminuição ou abolição completa da capacidade motora de uma área do corpo. Em caso de paralisia incompleta, com apenas uma leve diminuição das capacidades de movimento, falamos de paresia. A hemiparesia é, portanto, uma paralisia leve que afeta apenas um lado do corpo. Ela pode afetar o lado direito ou esquerdo, o conjunto do hemicorpo de maneira idêntica (falamos de hemiparesia proporcional) ou apenas uma parte do membro inferior, do membro superior, do rosto, ou o conjunto de diversas partes juntas. Ela é causada por uma disfunção neurológica do sistema nervoso central, geralmente no cérebro, especialmente em casos de acidente vascular cerebral, mais raramente na medula espinhal. Em caso de hemiparesia, uma consulta urgente é necessária.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 27 de outubro de 2017 às 16:20 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hemiparesia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.