Distonia

Novembro 2017


Definição

a distonia é um transtorno neurológico motor caracterizado por transtornos do tônus muscular. Ela se caracteriza por contrações musculares involuntárias e prolongadas causando atitudes anormais. Esse sintoma não aparece durante o repouso, mas surgem durante movimentos voluntários. As causas dessa patologia são essencialmente hereditárias. Existem diversos tipos de distonia: a distonia pode ser primária, onde a origem é genética e sem causa encontrada, ou secundária a uma outra patologia como um AVC ou um traumatismo cerebral. Além disso, a distonia é classificada em função das partes do corpo afetadas. Ela é focal, afetando apenas uma parte do corpo, segmentada, afetando diversas partes, e generalizadas quando o corpo todo é afetado.

Manifestações

Os sintomas diferem em função da natureza da distonia, podendo ser:
  • Uma gesticulação anormal e transtornos de movimento;
  • Câimbras e espasmos musculares involuntários;
  • A dificuldade de encontrar uma posição confortável para os braços e pernas;
  • Em geral, uma melhor dos sintomas com o repouso, um agravamento com o estresse;
  • O blefaroespasmo define um problema distonico da pálpebra superior, que se fecha involuntariamente;
  • A distonia cervical é a torcicolo clássica, com músculos do coração contraídos e doloridos;
  • Algumas distonias podem afetar os músculos utilizados muito comumente como os das mãos para a distonia do escrivão.

Diagnóstico

a distonia será diagnosticada por um interrogatório preciso e um exame clínico principalmente neurológico, aprofundado. Um exame de sangue ou um IRM do cérebro são necessários para eliminar outras causas possíveis de distonia como um AVC por exemplo. Enfim, para localizar de maneira precisa os músculos implicados na distonia, um eletromiograma (EMG) é ás vezes realizado. Ele registra a atividade elétrica dos músculos em repouso ou em movimento e identifica portanto anomalias.

Tratamento

a distonia não se cura. Os tratamentos que existem permitem simplesmente curar os sintomas. Os tratamentos médicos diversos são utilizados e injeções de toxina botulínica podem melhorar os sintomas em alguns casos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Distonia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.