Hemostasia - Definição

Novembro 2017


Definição de hemostasia

Hemostasia é o conjunto de fenômenos que permite interromper um sangramento, e se divide em duas fases. No primeiro sinal do sangramento, uma vasoconstrição ocorre. Em seguida a hemóstasia primária consiste em recrutar sobre o local da ferida, plaquetas que vão formar o chamamos de trombo branco ou rede de plaquetas. Em seguida ocorre a hemostasia secundária, mais conhecida como coagulação. Essa segunda fase, faz uso das proteínas contidas no sangue que vão permitir o acúmulo da fibrina e transformação do trombo branco em trombo vermelho que se forma sobre um coágulo de sangue.

A hemostasia primária possui duração de três a seis minutos em pessoas normais. Os problemas de hemostasia são pesquisados em diferentes tempos, tomados pelo processo que constitui a hemostasia, como o tempo de sangramento, tempo de protrobina ativa, e tempo de tromboplastina parcial.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 26 de outubro de 2016 às 11:51 por MarziaChiriatti.
Este documento, intitulado 'Hemostasia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.