Hérnia intra-esponjosa - Definição

Dezembro 2017


Definição de hérnia intra-esponjosa

A hérnia intra-esponjosa é uma saliência de um disco intervertebral atravessando o corpo da vértebra situado sob ela. Patologia rara, ela afeta a coluna vertebral frequentemente como evolução da doença de Scheuermann, também chamada de epifisite vertebral dolorosa dos adolescentes.

O achatamento das vértebras nesta doença permite a formação dessas hérnias que são visíveis por radiografias da coluna vertebral. Essas hérnias são responsáveis por dores e deformações das vértebras que resultam no início de uma cifose dorsal (exagero da curvatura natural do alto das costas), assim como sequelas, como a redução de crescimento.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 12 de outubro de 2017 às 10:24 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hérnia intra-esponjosa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.