Histologia - Definições

Fevereiro 2018


Definições

Histologia é a especialização médica dedicada ao estudo dos tecidos biológicos. Ela estuda a estrutura desses tecidos a nível microscópico e permite a compreensão do seu funcionamento normal ou patológico. Baseia-se na retirada de tecidos que podem ser todas as partes do corpo: falamos de biópsia dos tecidos ou de raspagem de acordo com a técnica utilizada para a retirada.

Algumas vezes, o estudo se faz sobre um órgão inteiro, como é o caso, por exemplo, da vesícula biliar nos casos de colecistectemia. Realizada por um patologista, a histologia é muito utilizada em patologias cancerígenas para determinar se um tumor é maligno ou não, e identificar as margens do seu alcance.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de janeiro de 2018 às 20:12 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Histologia - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Histamina - Definição
Hérnia de disco L4 L5 - Definição