Hormônio - Definição

Novembro 2017


Definição de hormônio

Um hormônio é uma molécula que permite a transmissão de mensagens químicas pelo organismo. Ele é secretado por uma glândula do sistema endócrino e é distribuído aos órgãos sobre os quais age através da corrente sanguínea. A ação de um hormônios sobre um órgão pode ser estimular uma de suas funções, ou, ao contrário, inibi-la. Os hormônios são elementos essenciais na regulação do funcionamento do organismo. A insulina, por exemplo, permite a regulação da taxa de açúcar no sangue e o hormônio antidiurético age sobre rins e vasos sanguíneos controlando a quantidade de água no organismo.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 16:31 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hormônio - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.