Ejaculação

Novembro 2017


Definição

a ejaculação é a ejeção do esperma em resposta a uma contração das vesículas seminais após uma excitação. Uma ejaculação é às vezes dolorosa e é o sinal, na maioria dos casos, de uma inflamação das vias genitais. Pode se tratar portanto de uma uretrite (inflamação da uretra), de um estreitamento da uretra, de uma prostatite (inflamação da próstata), de uma orqui-epididimite (inflamação aguda ou crônica do testículo e do canal que o segue, o epididime), e nos casos menos frequentes, de causas psicológicas, como uma nevrose de angústia.

Manifestações

os sintomas da ejaculação dolorosa são os seguintes:
  • Uma queimação no momento da ejaculação;
  • Queimações na parte baixa do abdômen;
  • Dores nos testículos.

A intensidade da dor varia de um paciente para o outro e ela pode persistir após a ejaculação.

Diagnóstico

as dores causadas pela ejaculação ou orgasmo, com ou sem relação sexual, são geralmente ligadas a uma infecção do aparelho genital, e vai se tratar de estabelecer um exame urológico e um toque retal para definir a origem da infecção. Um exame citobacteriológico das urinas, completado por um ultrassom do aparelho genital também é desejável. O médico poderá assim determinar as anomalias orgânicas e as causas infecciosas. Uma dosagem biológica principalmente do PSA é indispensável no quadro de uma suspeita de prostatite.

Tratamento

existem tratamentos para todas as causas. Quando se trata de uma infecção, o médico prescreverá tratamento antibiótico. Quando se trata de um estreitamento da uretra, a solução neste caso é cirúrgica. Quando se trata de uma causa psicológica, o paciente deverá seguir uma terapia.

Prevenção

Apenas as causas infecciosas podem ser prevenidas. É necessário neste caso se prevenir de relações sexuais desprotegidas.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Ejaculação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.