Hipertireoidismo - Definição

Definição de hipertireoidismo

O hipertireoidismo é a desregulagem da glândula tireoide que passa a secretar hormônios em quantidade excessiva. Esse aumento tem como efeito global uma aceleração do metabolismo. Os sintomas do hipertireoidismo são diversos. Entre eles, podemos encontrar taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), problemas digestivos, emagrecimento sem causa aparente, recorrência de diarreias, alterações de humor ou agitação, tremores, alta de temperatura, sudorese e perda de massa muscular.

O hipertireoidismo pode ser causada pela doença de Basedow, doença autoimune da tireoide, sobrecarga - muitas vezes medicamentosa - de iodo, tumor na tireoide e estado precoce de inflamação na tireoide. Em caso de dúvida, a dosagem de TSH permite o diagnóstico, confirmado se for detectada diminuição da concentração desse hormônio.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Hipertireoidismo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade