Hipertonia - Definição

Abril 2017


Definição de hipertonia

A hipertonia se dá quando há elevação excessiva do tônus muscular. Distinguimos dois tipos de hipertonia muito diferentes: hipertonia plástica e hipertonia elástica. Na hipertonia plástica, o membro do corpo afetado mantém sua posição natural, mas, ao ser mobilizado, sofre resistência cada vez mais intensa até que o músculo cede e permite a mobilização. Esse tipo de hipertonia é bastante comum em algumas patologias, entre elas o mal de Parkinson. Por sua vez, a hipertonia elástica gera alteração da posição original do membro, que também tem sua mobilização impedida. Esse tipo de hipertonia é característico em pacientes com doenças que geram paralisia, como um acidente vascular cerebral.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 13:35 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Hipertonia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.