Hipóxia - Definição

Novembro 2017


Definição de hipóxia

A hipóxia é o termo que define a quantidade de oxigênio levado aos órgãos pelo sangue. Ela é uma conseqüência da hipoxemia que é a diminuição da quantidade de oxigênio transportado pelos glóbulos vermelhos no sangue. A oxigenação dos órgãos e dos tecidos é insuficiente, e pode resultar no sofrimento das células que constituem os órgãos atingidos.

A hipóxia pode se dar devido à altitude, uma anemia, uma patologia da hemoglobina, uma intoxicação ao monóxido de carbono, uma lesão pulmonar crônica, uma cardiopatia, uma insuficiência cardíaca, entre outras causas. Certas células do organismo são mais sensíveis à hipóxia como o cérebro principalmente, o que pode ocasionar em lesões irreversíveis. O abastecimento de oxigênio deve ser rapidamente restabelecido. Em caso de hipóxia grave, falamos de anoxia, como falamos de anoxemia em caso de forte hipoxemia.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 18 de novembro de 2015 às 00:06 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hipóxia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.