Endometriose

Novembro 2017


Definição

a endometriose é uma doença ginecológica evolutiva que afeta em torno de 2% das mulheres. Ela se caracteriza pela presença de segmentos do endométrio (ou mucosa uterina) que vêm se transplantar fora do útero, sobre os órgãos genitais como o corpo do útero ou dos ovários, mais igualmente não genitais como o peritônio, membrana que cobre a parede abdominal ou o reto. Afeição cuja origem é até hoje inexplicável, ela afeta sobretudo as mulheres jovens até os 35 anos. O endométrio estando sob influência dos hormônios do ciclo sexual, a endometriose será igualmente submetida a essas mudanças, o que explica uma parte dos sintomas.

Manifestações

Entre os sinais clínicos da endometriose, as dores abdominais baixas e sangramentos de origem genital são comuns. A infertilidade é uma complicação frequente e dores durante os atos sexuais são geralmente encontrados. No caso de endometriose leve, os fragmentos se fixam sobre o útero, os ovários, e as trompas de falópio. Em casos mais graves, cistos (endométrios) se formam na cavidade uterina ou sobre o ovário e aderências colam nos órgãos. A doença desaparece de maneira espontânea após a menopausa.

Diagnóstico

o diagnóstico da endometriose se baseia em:
  • Um exame ginecológico aprofundado;
  • Um ultrassom cujo objetivo é de encontrar os endométrios;
  • Às vezes, um IRM (imagem por ressonância magnética);
  • Uma laparoscopia que consiste em examinar a cavidade abdominal com a ajuda de um endoscópio.

A laparoscopia apresenta duas vantagens consideráveis:
  • A identificação formal da endometriose;
  • A possibilidade de eliminar a endometriose durante a exploração.

Tratamento

o tratamento da endometriose tem como principal objetivo diminuir esse tecido indesejável. Tendo em conta a influência hormonal, medicandos tendo efeitos contrários à proliferação desses tecidos são prescritos. A laparoscopia que faz o diagnóstico também permite realizar uma intervenção para retirar um eventual endométrio ou as aderências entre os órgãos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Endometriose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.