Infecção urinária - Definição

Definição de infecção urinária

Infecção urinária é uma condição que afeta principalmente a mulher e é comumente chamada de cistite, pois define uma inflamação da bexiga após invasão de um germe na urina. Ela também pode receber o nome de pielonefrite, nos casos em que os rins também sofrem processo de inflamação.

As infecções urinárias repetidas se manifestam como infecções urinárias clássicas mas se diferenciam pela sua frequência anormalmente elevada, com mais de quatro episódios por ano. Neste caso, um tratamento contra cistite é feito, além de um ultrassom da bexiga e das vias urinárias para procurar uma anomalia que favoreça a aparição de cistites, ou até um exame mais específico chamado de cistografia.

Um tratamento antibiótico preventivo pode ser considerado para prevenir novas infecções urinárias, mas ele deve ser acompanhado de mudanças de hábitos da mulher, como consumo de 2 litros diários de água e uso de preservativos nas relações sexuais.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Infecção urinária - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade