Ionograma - Definição

Julho 2017


Definição de ionograma

O ionograma é uma análise médica que consiste em medir o nível de eletrólitos no organismo. Ele é mais comumente realizado sobre o sangue, mas essa análise é igualmente possível sobre a urina e o fluido cerebroespinal. Os eletrólitos são íons como o sódio, potássio, cálcio, magnésio, bicarbonato e algumas proteínas. Um ionograma pode identificar um ou diversos íons. O ionograma sanguíneo clássico estuda a natremia (concentração de íons de sódio), a calemia (concentração de íons de potássio), a cloremia (concentração de íons de cloro) e, em casos mais raros, a calcemia (concentração de íons de cálcio), magnessemia (concentração de íons de magnésio) ou a concentração de bicarbonatos.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 06:51 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Ionograma - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.