Irradiação - Definição

Novembro 2017


Definição de irradiação

A irradiação é um termo utilizado na medicina para falar de diversas coisas. Ela é o conjunto dos raios luminosos, raios x ou raios de corpos radioativos, emitidos por uma fonte. Trata-se também da exposição de toda ou parte do organismo a esses raios podendo perturbar o funcionamento das células do organismo. Ela pode modificar a estrutura do DNA. Em face de uma irradiação prolongada ou repetida, as células são destruídas.

A irradiação pode causar diferentes patologias como um câncer que pode aparecer até anos depois da irradiação inicial. Uma irradiação na mulher grávida pode causar más formações fetais ou mutações genéticas. Por fim, o termo irradiação designa igualmente a propagação de uma dor do seu local inicial para outra parte do corpo: é o caso de alguns infartos do miocárdio por exemplo, onde a dor pode irradiar para o braço esquerdo ou mandíbula.
Publicado por asevere. Última modificação: 17 de novembro de 2015 às 23:54 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Irradiação - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.