Cisto - Definição

Dezembro 2017


Definição de cisto

Um cisto é uma bolsa que se fixa sobre ou dentro de tecido ou órgão, de tamanho e estruturas variáveis, mas que não se comunica com o exterior. Ele pode conter um gás, uma substância líquida ou semilíquida, ou mais raramente sólida. A maior parte dos cistos são benignos, e esses podem se desenvolver no centro de quase todos os órgãos, especialmente o fígado, os rins, a glândula mamária, os ovários, a tireoide ou os ossos. Alguns cistos podem também ser malignos e estarem ligados a um câncer. Uma biópsia é às vezes realizada e o seu estudo permite identificar a natureza do cisto. Em caso de cisto patogênico, ele pode ser retirado por uma intervenção cirúrgica.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de novembro de 2017 às 11:47 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cisto - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Queratose seborreica - Definição
Cisto nos ovários - Definição