Cisto hidático - Definição

Novembro 2017


Definição de cisto hidático

O cisto hidático, equinococose cística ou hidatidose é uma doença parasitária causada pelos ovos de tênia, Echinococcus granulosus. Transmite-se pela ingestão de alimentos contaminados pelos dejetos de um cachorro infectado quando este contraiu a infecção após comer as vísceras de um herbívoro infectado. Uma vez que o ovo esteja colocado no estômago humano, o embrião migra para o fígado, podendo ir até os pulmões e mais raramente a outros órgãos, formando um cisto hidático. O cisto hidático é geralmente assintomático até o surgimento de uma complicação, especialmente a sua ruptura, que pode ser muito grave. O cisto pode ser descoberto por um ultrassom ou radiografia. A hidatidose, uma vez identificada, deve ser tratada por cirurgia ou por técnica chamada de punção por aspiração.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de outubro de 2017 às 16:03 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cisto hidático - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.