Lactose - Definição

Definição de lactose

A lactose é um carboidrato presente no leite e nos seus derivados. Ele é digerido graças à lactase, uma enzima digestiva, e degradado em uma molécula de galactose e outra de glicose, absorvíveis pelo organismo. Quando a lactase não está presente, ou não é produzida em quantidade suficiente, a lactose causa problemas intestinais: é a intolerância à lactose, que é uma patologia bastante comum, mas não perigosa.

A intolerância à lactose pode estar presente desde o nascimento por um defeito congênito (é a alactasia) ou aparecer na infância ou idade adulta. Os sintomas são sensação de inchaço, diarreia, câimbras intestinais, vômitos e às vezes emagrecimento. A interrupção ou diminuição do consumo de produtos derivados do leite nos adultos, ou uma suplementação em lactase são às vezes adotados. Nas crianças, os produtos derivados do leite são indispensáveis para o bom crescimento do organismo, e por isso produtos especiais sem lactose permitem esse consumo.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Lactose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade