Leucemia - Definição

Novembro 2017


Definição de leucemia

A leucemia é uma patologia cancerígena que afeta as células da medula óssea. Quando está funcionando normalmente, a medula óssea é responsável por produzir glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos. A leucemia se caracteriza por uma produção anormalmente elevada de glóbulos brancos imaturos. Estes leucócitos voltam à medula óssea, invadem o sangue e podem migrar para outros órgãos.

Nesses casos, a medula óssea se torna, portanto, menos funcional e se instala um quadro de insuficiência medular. Com isso, a síntese dos componentes do sangue perde velocidade. Desta forma, surgem quadros de anemia (decorrente da diminuição da taxa de glóbulos vermelhos), trombocitopenia e riscos de hemorragia (diminuição da taxa de plaquetas) e neutropenia e baixa imunológica (diminuição da taxa de glóbulos brancos).
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 8 de maio de 2017 às 14:53 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Leucemia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.