Líquido amniótico - Definição

Fevereiro 2018


Definição de líquido amniótico

O líquido amniótico é o fluido que envolve o embrião e depois o feto durante a gestação. Ele está contido no saco amniótico e é composto essencialmente de água e secreções do feto, especialmente renais (sua urina) e células vindas do feto do saco amniótico. O líquido amniótico protege o feto e amortece os impactos, além de protegê-lo de infecções e favorecer os seus movimentos.

Ele pode ser analisado depois de retirada feita por amniocentese especialmente para a realização de um estudo do cariótipo fetal em algumas circunstâncias que autorizam um estudo dos cromossomos do feto. A perda do líquido amniótico durante o rompimento do saco amniótico anuncia o processo de parto iminente.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de janeiro de 2018 às 14:55 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Líquido amniótico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Letargia - Definição
Líquido nos pulmões - Definição