Linfangite carcinomatosa - Definição

Dezembro 2017


Definição de linfangite carcinomatosa

A linfangite carcinomatosa é um esvaziamento dos vasos linfáticos no pulmão por células cancerosas. Elas podem ser originárias de um tumor nos pulmões ou metástases de um câncer de mama, estômago ou tireóide. Os sintomas da linfangite carcinomatosa são tosse seca persistente, grave falta de ar, estado geral alterado com perda de apetite, emagrecimento e sinais clínicos do câncer em questão. Uma radiografia dos pulmões reforça a suspeita do diagnóstico mostrando pequenos nódulos e a análise do líquido broncoalveolar colhido durante uma fibroscopia é muitas vezes necessária para confirmar o diagnóstico. O tratamento se dá através do tratamento do câncer primário.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de outubro de 2017 às 15:10 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Linfangite carcinomatosa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.