Linfócitos - Definição

Dezembro 2017


Definição de linfócitos

Os linfócitos são um tipo de glóbulos brancos que exercem função imunológica, isto é, defendem o organismo face à agressão de agentes microbianos externos. São produzidos na medula óssea e circulam no sangue e vasos linfáticos. Existem muitos tipos de linfócitos, sendo principais os linfócitos T, responsáveis pela imunidade celular e destroem as células infectadas, e os linfócitos B, que produzem imunoglobulinas, proteínas cujo papel é destruir as moléculas estranhas ao organismo. O reconhecimento destas moléculas é feito pelo antígeno, fragmento de glóbulos brancos que vão desencadear a reação imunológica específica a cada antígeno.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de novembro de 2017 às 11:52 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Linfócitos - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Linfa - Definição
Doença de Horton - Definição