Linfoma - Definição

Definição de linfoma

Um linfoma é um câncer que afeta o sistema linfático, o protetor do sistema imunológico. Uma proliferação anárquica das células linfoides pode ser originada pelos gânglios linfáticos ou de outro órgão linfoide como o baço ou o fígado, por exemplo. Existem dois grandes tipos de linfomas: linfomas malignos não-Hodgkin e os linfomas de Hodgkin.

Os linfomas malignos não Hodgkin podem se desenvolver a partir dos linfócitos B, o que ocorre em 85% dos casos, ou a partir dos linfócitos T em 15% dos casos. Diversas subcategorias existem e os atributos comuns são o fato de afetarem adultos geralmente após 50 anos e se apresentarem como um quadro de perda de peso importante com adenopatias, inchaço dos gânglios, aumento do tamanho do baço e do fígado.

A biópsia de um gânglio e a análise da amostra é necessária para fazer o diagnóstico, identificar o tipo de linfoma do paciente e orientar o tratamento. O linfoma ou doença de Hodgkin é menos comum e se apresenta geralmente diante de uma tumefação ganglionar. A biópsia desse gânglio confirma o diagnóstico. Os linfomas podem também se desenvolver a partir de órgãos não linfoides como o linfoma gástrico afetando o estômago, ou o linfoma cutâneo.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Linfoma - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade