Doença cianótica - Definição

Novembro 2017


Definição de doença cianótica

A doença cianótica, também chamada de cianose congênita, é uma doença provocada por malformação cardíaca ou vascular. O problema causa ligação anormal entre o sangue venoso e o arterial, chamada de derivação venoarterial, responsável por oxigenação insuficiente do sangue desde as primeiras horas de vida. O nome vem de um dos sintomas visíveis: cianose - coloração azulada - na pele e mucosas.

Na maioria dos casos, a tetralogia de Fallot está envolvida. Essa doença inclui comunicação anormal entre os ventrículos cardíacos, aumento do tamanho do ventrículo direito, diminuição do calibre da artéria pulmonar e mau posicionamento do orifício da aorta. Seja qual for a anomalia morfológica, uma intervenção cirúrgica é geralmente necessária desde as primeiras semanas de vida para garantir a sobrevivência.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de outubro de 2017 às 16:11 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença cianótica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.