Doença de Scheuermann - Definição

Dezembro 2017


Definição de doença de Scheuermann

A doença de Scheuermann, também chamada epifisite vertebral dolorosa da adolescência, é uma alteração na coluna vertebral que aparece durante a adolescência. Ela é mais frequente nos homens que nas mulheres e se observa pela presença de uma cifose dorsal (curvatura da coluna) grave. A doença de Scheuermann pode não apresentar sintomas e ser descoberta após uma radiografia da coluna prescrita por outro motivo. Às vezes, no entanto, a doença pode causar dores e tensão na coluna. Geralmente, a doença de Scheuermann pode ser corrigida através de fisioterapia para reforço dos músculos dorsais e abdominais e uso de colete.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 14:09 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença de Scheuermann - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença de Kienböck - Definição
Doença do carvão - Definição