Doença do carvão - Definição

Novembro 2017


Definição de doença do carvão

A doença do carvão, por vezes chamada simplesmente de carvão, é uma doença infecciosa de origem bacteriana causada pelo bacilo antraz. Ela pode atingir mais frequentemente a pele sob a forma de pústula, pequena vesícula repleta de líquido, o aparelho respiratório por inalação dos esporos da bactéria ou, mais raramente, o aparelho digestivo.

Em sua forma cutânea, a bactéria penetra por uma lesão, causando coceiras e ulcerações; na ausência de tratamento, a morte pode ocorrer. Em sua forma respiratória, a doença do carvão provoca síndrome gripal e insuficiência respiratória grave. Em sua forma gastrointestinal, ela é responsável por diarreias e vômitos, podendo originar uma úlcera. Essa doença por vezes é contraída em certos meios profissionais e pode ser tratada por antibióticos.
Publicado por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2016 às 17:14 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença do carvão - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.