Doença nosocomial - Definição

Novembro 2017


Definição de doença nosocomial

O termo doença nosocomial designa qualquer doença contraída em função de estada em um estabelecimento de saúde ou suspeita de ter sido contraída nestes locais. As causas da doença são geralmente infecciosas e provocadas por bactéria ou vírus propagado por outro paciente do hospital. A contaminação também pode se dar por meio de uma pessoa que frequente o hospital (médicos, enfermeiros, visitantes) ou por material médico incorretamente desinfetado. Consideramos uma infecção nosocomial se ela aparece depois de 48 horas de hospitalização. Esse intervalo é estendido a 30 dias se uma infecção ocorre durante pós-operatório e a um ano em caso de inserção de material, prótese ortopédica, válvula cardíaca ou stent cardíaco.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de março de 2017 às 15:52 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Doença nosocomial - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.