Doença venérea - Definição

Novembro 2017


Definição de doença venérea

Chamamos de doença venérea uma gama extensa de condições de gravidades diferentes que têm como elemento unificador estarem relacionadas à prática de relações sexuais desprotegidas. Tratam-se geralmente de infecções por agentes patogênicos - vírus, fungo ou bactéria - passadas de uma pessoa para a outra durante o contato sexual. O termo doença venérea tem caído em desuso nos últimos tempos sendo substituído modernamente por infecção ou [/faq/1402-doencas-sexualmente-transmissiveis-dsts-definicao doença sexualmente transmissível. Entre as doenças venéreas mais conhecidas estão a Aids, sífilis, gonorreia e infecções genitais como herpes ou uretrite por clamídia. O uso de um preservativo em qualquer tipo de relação sexual é o melhor meio de proteção atual contra as doenças venéreas. Em caso de doença venérea identificada, os parceiros devem ser informados e, eventualmente, tratados.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de março de 2017 às 15:04 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Doença venérea - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.