Síndrome de Mallory Weiss - Definição

Novembro 2017


Definição de síndrome de Mallory Weiss

A síndrome de Mallory Weiss é uma patologia que se caracteriza por sangramentos emitidos pela boca em decorrência de vômitos ocorridos de modo intenso e repetitivo. O sangue provém de alterações da camada que reveste a parede interna do tubo digestivo situada na parte terminal do esôfago e a parte inicial do estômago. Isso pode ocasionar uma hemorragia digestiva potencialmente mortal.

A síndrome de Mallory Weiss pode ocorrer durante a evolução de um alcoolismo crônico, de certas cirroses ou de patologias inflamatórias do tubo digestivo, esofagites e gastrites. No distúrbio de comportamento alimentar chamado bulimia, os esforços repetitivos podem ocasionar essa síndrome. Uma hemorragia benigna se interrompe sozinha, mas em caso de hemorragia grave, transfusões sanguíneas e uma intervenção cirúrgica pode ser necessárias.
Publicado por asevere. Última modificação: 17 de novembro de 2015 às 23:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Síndrome de Mallory Weiss - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.