Loratadina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Loratadina, também comercializado com os nomes comerciais de Loratamed e Claritin, entre outros, é um medicamento anti-histamínico encontrado nas drogarias em forma de comprimido de 10 miligramas ou xarope.

Para que serve (indicação)

Como todo medicamento da classe dos anti-histamínicos, a loratadina é uma substância utilizada para combater as alergias, especialmente os sintomas associados a quadros de rinite alérgica como coriza, crises de espirro e coceira nos olhos.

Como tomar (posologia)

A dosagem de loratadina depende da idade e peso do paciente. Crianças com mais de 12 anos e adultos devem tomar 1 comprimido ou 10 ml de xarope por dia. Para crianças de 2 a 12 anos, a dosagem máxima é de meio comprimido ou 5 ml por dia. Menores de 12 anos com mais de 30 kg devem seguir a posologia para adultos.

Atenção: o uso de qualquer medicamento só deve ser feito sob prescrição médica. A automedicação é um ato perigoso.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da loratadina são dor de cabeça, fadiga e desajustes do trânsito intestinal. Também há casos raros de problemas mais graves que podem envolver queda de cabelo, taquicardia e palpitações, reações alérgicas importantes e convulsão. Usos do medicamento acima da dosagem máxima causam efeitos mais graves e frequentes.

Contraindicações

A loratadina não é indicada para crianças com menos de 2 anos. Pacientes com doença hepática devem tomar o medicamento em dias alternados para evitar efeitos mais graves. O uso da loratadina deve sofrer interrupção de 48 horas antes de testes de alergia.

Enquadrado na categoria B, a loratadina é uma substância cuja segurança e eficácia para grávidas e mulheres amamentando ainda não está comprovada. Por isso, seu uso só deve ser feito sob prescrição médica e acompanhamento aproximado do profissional.

Composição

O xarope de loratadina é composto por 1 mg/ml da substância e excipientes (propilenoglicol, glicerol, ácido cítrico, benzoato de sódio, sacarose e aroma artificial de pêssego). Já o comprimido contém 10 mg de loratadina.

Foto: © Slaven Devic - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Loratadina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.